FUTEBOL DISTRITAL

Reviravolta garante triunfo do Macedo sobre o Moncorvo no arranque da Taça Distrital

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 10/12/2025 - 16:40

O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros garantiu os três pontos na receção ao Grupo Desportivo de Moncorvo, ao vencer por 2-1 no arranque da remodelada Taça Distrital AF Bragança de Futebol, em encontro da 1.ª jornada do Grupo A, disputado este sábado no Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros.

A formação da casa dominou o primeiro tempo, mas não conseguiu traduzir a superioridade em golos, desperdiçando várias oportunidades. Manu acertou na trave aos 18 minutos e, pouco depois, Schiavo obrigou o guarda-redes Leonardo a uma defesa de grande nível.

No regresso dos balneários, o Moncorvo apresentou uma postura mais ofensiva e, logo aos 48’, Falcão atirou à base do poste. O mesmo jogador colocaria os visitantes em vantagem, aos 60 minutos, na conversão de uma grande penalidade assinalada após falta de Pessanha sobre o avançado moncorvense.

A reação do Macedo foi imediata e, dois minutos depois, Thiago restabeleceu a igualdade com um cabeceamento certeiro. A reviravolta no marcador surgiu aos 71’, com Henrique a finalizar, num remate cruzado após assistência de Thiago.

Até final, o Moncorvo ainda dispôs de duas boas oportunidades para empatar, numa delas com sucessivos remates na pequena área que acabaram por não encontrar o fundo das redes.

No final da partida, João Manuel Pinto, treinador do Macedo de Cavaleiros, destacou a importância do triunfo, embora tenha lamentado a falta de eficácia ofensiva. “O nulo ao intervalo foi amargo, tendo em conta as muitas e boas oportunidades criadas, perante um adversário que jogou na expetativa e apostou na transição. Na segunda parte, o Moncorvo entrou com outra atitude e conseguiu marcar, mas reagimos bem. Na parte final jogámos mais com o coração do que com a cabeça. Foi um jogo que poderíamos ter resolvido com mais facilidade. Precisamos de mais concentração na finalização, embora esteja satisfeito com os restantes aspetos do jogo e, naturalmente, com os três pontos.”

Sobre o novo formato da competição, o técnico considerou que “as mudanças são positivas, porque permitem realizar mais jogos num distrito com poucas equipas, tornando a prova mais competitiva e interessante”.

Do lado moncorvense, Pedro Pires mostrou-se satisfeito com a reação da sua equipa.“O nosso objetivo era vencer, mas tivemos uma má entrada, sobretudo no corredor direito, onde demos espaço às movimentações adversárias. A partir dos 20 minutos fizemos um jogo extraordinário e mostrámos que temos capacidade para competir com qualquer equipa da nossa distrital. Apesar da sequência negativa de resultados, estamos melhorando processos. No segundo tempo fomos superiores e criámos várias oportunidades para outro desfecho.”

No outro encontro do Grupo A, o Cachão venceu na visita ao Carrazeda, por 2-1. No Grupo B, o Vinhais bateu o Mirandês 1968 por 3-0, enquanto o Rebordelo superou o Carção por 2-1.

A Taça Distrital AF Bragança regressa no dia 2 de novembro, com os jogos Cachão–Macedo e IPB–Carrazeda (Grupo A), e Argozelo–Rebordelo e Carção–Vinhais (Grupo B).

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

.

Assinaturas MDB