Macedo de Cavaleiros

Primeiro Festival Literário dedicado ao tema ‘Da palavra à Paz’

Publicado por GL em Qua, 07/16/2025 - 11:25

Macedo de Cavaleiros recebe o Festival Literário Transmontano ‘Raízes’, entre 18 e 20 de junho, cuja primeira edição será sobre o tema ‘Da palavra à paz’.
O festival reparte-se por três dias e cada um é dedicado a um tema. Na sexta-feira é o Dia das Pequenas Raízes, com hora do conto, workshop de ilustração, com Inês Falcão, e encontro com escritores, como Miguel Pires Cabral, João Pedro Mésseder, Idalina Brito, António Carneiro, C. A. Afonso, Nuno Pires, A. M. Pires Cabral, Agostinho Santos, Pedro Branco, J. B. César, Adelaide Monteiro, Concha López Jambrina, Júlia Lello, António Carlos Santos, Alexandre Hoffmann Castela e José Pedro Leite, entre muitos outros, participam nos eventos. Que têm a decorrer simultaneamente uma Feira do Livro. “Este festival, que pretendemos periódico, pretende espelhar a imensa riqueza e diversidade cultural dos diferentes territórios transmontanos e das suas gentes. Quer funcionar como polo aglutinador da criatividade que sai da região, para benefício de todo o País e dos portugueses espalhados pelo mundo”, explicou Benjamim Rodrigues, presidente do município de Macedo de Cavaleiros, que alberga um território UNESCO, um Geopark Mundial, uma Reserva da Biosfera e um Património Imaterial da Humanidade.
O artista Agostinho Santos inaugura a exposição ‘Livros de Artistas-Raízes da Paz’.
No Sábado o tema é Dia da Paz, com uma mesa-redonda sobre o tema, lançamento de livros, Encontro de Escritores Transmontanos, recitais, exposições, sessões de autógrafos, homenagens, workshops, debates, e onde caberá também uma vigília poética pela paz.
O Domingo é Dia da Natureza e além de um passeio pelo Azibo e de um almoço literário, será realizada uma mesa-redonda: Ser Escritor para quê?
O auditório do renovado Mercado Municipal é o epicentro dos acontecimentos, mas o Raízes – Festival Literário Transmontano ramifica-se igualmente pelo Parque Urbano Eng. Luís Vaz e convida até os participantes a um passeio por aquele que é um dos bilhetes postais do concelho, a Albufeira do Azibo.
Na sexta-feira, dia inaugural (18), o Raízes – Festival Literário Transmontano arranca logo às 10h30, no Auditório do Mercado Municipal, com uma Hora do Conto em torno das lendas e tradições de Trás-os-Montes. Um dos pontos altos é o encontro com o autor João Pedro Mésseder, às 16h30, que antecede a cerimónia de abertura oficial do evento, às 18h00. Três quartos de horas após, lugar para a abertura da exposição “Livros de Artistas – Raízes da Paz”, de Agostinho Santos, em residência artística.
No sábado (dia 19), o Raízes abre, às 10h30, com uma mesa-redonda sobre poesia e paz, sequenciada com a sessão de lançamento do livro “Natal em casa de Luísa Dacosta”. Segue-se-lhe a abertura de trabalhos do Encontro de Escritores Transmontanos, às 14h30, meia hora após o qual avança o debate sobre “Escrever o interior: literatura e identidade”. Já depois da homenagem ao autor A. M. Pires Cabral (16h30), e da sessão de autógrafos com Idalina Brito, António Carneiro, C. A. Afonso e Nuno Pires, o Auditório do Mercado acolherá, às 18h30, o lançamento do livro “Macedo de Cavaleiros – 50 séculos de história”, da autoria de A.M. Pires Cabral.
Já no domingo, o dia (20) será mais distendido. Prevê um Almoço Literário, posterior ao passeio ao Azibo, e fecha os trabalhos com uma mesa-redonda, dedicada a encontrar respostas à pergunta “Ser escritor: porquê”, com Júlia Lello, António Carlos Santos, Alexandre Hoffmann Castela e José Pedro Leite.

Assinaturas MDB