Carrazeda de Ansiães

Município adere ao Projeto E-Guard para apoiar idosos mais vulneráveis

Publicado por . em Qui, 08/14/2025 - 09:49

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães assinou na passada quarta-feira o protocolo com a GNR (Guarda Nacional Republicana) de adesão ao Projeto E-Guard- Sistema de Teleassistência e Monitorização.
Trata-se de uma resposta de proximidade para os idosos que se encontrem em situação de vulnerabilidade, especialmente, isolamento, situação de doença crónica ou com problemas de mobilidade.
Os aderentes passam a poder usar um dispositivo eletrónico que faz ligação automática e imediata com a GNR, graças ao protocolo de adesão ao projeto E-Guard . “Com início imediato, e depois de terem sido identificados os idosos que vão receber os aparelhos, os beneficiários passam a ter acesso, 24 horas por dia, a um sistema de teleassistência e monitorização que permite a localização e chamada direta para o comando da GNR”, informou fonte do município.
Ao acionar o aparelho o beneficiário desencadeia um processo “e recebe uma resposta especializada do outro lado da linha”, explica o Coronel Lobo de Carvalho Comandante do Comando Territorial de Bragança da GNR. “Permite, por exemplo, acionar uma emergência em situações de queda, ou então, no caso de algum cidadão que tenha alguma doença de demência e que ultrapasse um perímetro previamente definido, a aplicação avisa da transposição desse limite geográfico e haverá logo lugar a uma resposta de emergência, evitando desaparecimentos”, referiu o comandante da GNR.

Assinaturas MDB