Nordeste Transmontano

Cibercrimes estão a aumentar afetando cidadãos e municípios

Publicado por Glória Lopes em Qui, 08/14/2025 - 09:34

O cibercrime tem vindo a aumentar nos últimos anos e alguns dos alvos são os sítios na internet dos municípios, mas também particulares que recebem mensagens por telemóvel com indicações de alagadas dívidas à EDP ou à Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE).
Na semana passada uma mulher residente em Bragança recebeu uma mensagem por telemóvel, alegadamente do SNS24, informando de um pagamento em dívida no valor de 16,70 euros.
A recetora em causa deslocou-se aos serviços da ULSNE no Hospital de Bragança para indagar da veracidade e, eventualmente, efetuar o pagamento, mas foi informada que qualquer dívida é comunicada por carta.
Outro caso, também em Bragança, Maria Graça recebeu um SMS para pagar uma alegada dívida de 58 euros à EDP. “A mensagem tinha a referência de pagamento, mas estranhei desde o início. Primeiro não tenho qualquer dívida à EDP, depois porque a empresa envia as faturas por email. Liguei para a Polícia Judiciária dando conta da situação e fui informada que já tinham conhecimento de outros casos semelhantes”, explicou Maria.
Nos últimos cinco anos também há registos de ataques informáticos em várias câmaras transmontanas.

Assinaturas MDB