FUTSAL DISTRITAL

Casa do Benfica de Alfândega da Fé goleia Academia e iguala liderança

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 02/18/2026 - 00:38

A Casa do Benfica de Alfândega da Fé venceu, esta terça-feira, a Academia de Bragança por 4-10, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, em jogo em atraso da 3.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Futsal. Com este triunfo, os alfandeguenses igualam o CD Miranda do Douro no topo da classificação, ambos com 37 pontos, embora a formação de Alfândega da Fé tenha mais um jogo realizado.

A equipa visitante confirmou o favoritismo desde cedo, apresentando um futsal pragmático e eficaz. Maniche inaugurou o marcador aos 4 minutos e, um minuto depois, Tavares ampliou a vantagem, na sequência de um passe do guarda-redes Miguel Vieira.A reação da Academia de Bragança surgiu por intermédio de Edgar, que reduziu para 1-2 após uma jogada individual, mas a resposta benfiquista foi imediata e consistente. Maniche (14’), Faneca (16’), Rafa (17’) e Anthony (18’) elevaram o marcador para 1-6 ainda antes do intervalo, evidenciando a superioridade coletiva da formação visitante.

No início da segunda parte, Arthur reduziu para 2-6 (21’), num lance em que Miguel Vieira não ficou isento de culpas. Contudo, João Silva (25’) e Anthony (29’) voltaram a ampliar a vantagem da Casa do Benfica.

A equipa brigantina ainda procurou reagir e Evan marcou por duas vezes no espaço de um minuto (32’), aproximando o resultado, mas a expulsão de Ricardo Pires, por acumulação de cartões amarelos, condicionou as aspirações da formação da casa. Em superioridade numérica, Tavares fez o 4-10 aos 35 minutos.

Até final, a equipa visitante dispôs de três livres de 10 metros, mas não conseguiu converter. A Academia de Bragança viu ainda a expulsão do guarda-redes Chico (37’), igualmente por duplo amarelo.

No final do encontro, Ricardo Pires, responsável da Academia de Bragança, manifestou desagrado com a arbitragem. “Apresentámo-nos com pouca disponibilidade para o jogo, com pouca intensidade e acabámos por sofrer muitos golos numa fase inicial. Quando começámos a reagir fomos prejudicados pela arbitragem. Não gosto de falar da arbitragem e até já solicitámos à AF Bragança melhor formação para a arbitragem. Tivemos aqui um árbitro [Erivelton Pereira] com um trabalho muito tendencioso, de pouca qualidade e muito prepotente. É necessário mais respeito pelas equipas, que não sai barato andar nestas lides”, afirmou.

Ricardo Pires acrescentou que “o próximo jogo [Escola Arnaldo Pereira] já está estragado, não vamos ter três jogadores disponíveis e reforço que é péssimo um indivíduo como este estar na AF Bragança como árbitro”, referiu.

A Academia de Bragança ocupa o oitavo lugar, com 15 pontos.

Do lado visitante, o treinador Bruno Rachado sublinhou a importância do triunfo. “O nosso objetivo é somar pontos em todos os jogos e conseguimos num campo difícil, frente a uma equipa com história no nosso campeonato e que espero que volte com força, pois faz falta. Somámos três pontos e estamos próximos do líder, mas temos o nosso objetivo traçado e, jogo a jogo, vamos tentando fazer o nosso trabalho. Estou muito satisfeito com o trabalho dos meus jogadores e como aplicaram em jogo o trabalhado nos treinos”, salientou.

A Casa do Benfica de Alfândega da Fé cumpre folga na próxima jornada e regressa na 18.ª ronda, com deslocação ao reduto do Futsal Mirandela. “O próximo adversário merece todo o nosso respeito, até pelo historial que apresenta, e vamos dar o nosso melhor”, concluiu Bruno Rachado.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB