Juniores do GD Bragança perdem em casa na abertura do Nacional Sub-19

A equipa de juniores do Grupo Desportivo de Bragança estreou-se este sábado no Campeonato Nacional Sub-19 da 2.ª Divisão com uma derrota caseira, por 1-3, diante do Grupo Desportivo de Prado. O encontro, referente à primeira jornada da Série A, decorreu no Campo do CEE, em Bragança.
De regresso às competições nacionais após uma época nos distritais, o GD Bragança entrou em campo com determinação e chegou mesmo à vantagem aos 32 minutos, por intermédio de Saloum, a concluir um lance construído por Dinis. Contudo, o conjunto visitante reagiu e alcançou a igualdade antes do intervalo, aos 43’, por Enzo Paz, após jogada de Bruno Oliveira.
Na segunda parte, a formação minhota consumou a reviravolta aos 60 minutos, com Bruno Oliveira a marcar de cabeça. Já perto do apito final, aos 88’, Tomás Barbosa fixou o resultado em 1-3, aproveitando alguma desconcentração da equipa da casa.
No final, Alexandre Diegues, técnico brigantino, reconheceu que a sua equipa perdeu organização após inaugurar o marcador. “Entrámos bem, e apesar da maior posse de bola adversária, estávamos confortáveis, à espera do erro. Mas o aproveitamento das falhas do Prado não foi eficaz. Mostrámos alguma ansiedade em momentos cruciais, mesmo após fazermos o 1-0. Ao intervalo falámos que nada estava perdido, mas os golos sofridos acabaram por arruinar a estratégia. Pelo que se passou, o empate seria o resultado mais justo.”
O treinador do GD Bragança sublinhou ainda as dificuldades da transição entre competições distritais e nacionais. “Com todo o respeito, os distritais preparam mal as equipas para os nacionais, em termos de qualidade e intensidade. Mas acredito que o nosso maior adversário é, por vezes, a falta de controlo emocional.”
Do lado do GD Prado, Rodrigo António destacou a importância do triunfo. “Os primeiros jogos são sempre os mais difíceis pela carga emocional. Conseguir uma vitória com reviravolta é um sinal positivo e demonstra que a equipa sabe lidar com a pressão. O objetivo passa por repetir a manutenção e lutar pelos lugares cimeiros”, referiu.
Na próxima jornada, agendada para 20 de setembro, o GD Bragança desloca-se ao terreno do Varzim Sport Club, apontado como um dos candidatos aos lugares de topo da competição. Já o GD Prado recebe o União Nogueirense FC.
Fotos: Guilherme Moutinho