CICLISMO

Dupla brigantina vence Ibérico Bike Race em Montalegre

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 09/08/2025 - 11:21

A dupla da União Ciclista de Bragança, Flávio Cipriano e Francisco Pires, venceu da quinta edição do Ibérico Bike Race (IBR), evento de BTT realizado ao longo deste fim de semana, com epicentro na Praça do Município de Montalegre.

Após ter terminado o prólogo de seis quilómetros no segundo lugar — uma etapa preliminar que combinou uma subida intensa com uma descida técnica e exigente, disputada na sexta-feira —, a equipa brigantina superou-se nas etapas seguintes.

No sábado, na “etapa rainha” de 84 km até ao Castelo de Montalegre, Flávio Cipriano e Francisco Pires superiorizaram-se à concorrência, assumindo uma vantagem importante na liderança da classificação geral. Flávio Cipriano recordou que “a primeira etapa foi a mais exigente a nível físico e psicológico, mas no final fomos felizes e conseguimos vencer com cerca de dois minutos de vantagem.”

A segunda e última etapa, disputada no domingo, incluiu a imponente subida à Serra do Larouco, com 14 km de extensão. Apesar de uma queda aparatosa sofrida por Francisco Pires, a dupla conseguiu recuperar e concluir a etapa em segundo lugar, mantendo a liderança da classificação geral.

Flávio Cipriano explicou que “tivemos que segurar a vantagem. O Francisco sofreu uma queda feia e, a partir daí, foi perseguir os nossos adversários diretos. Conseguimos alcançá-los a meio da subida final e, a partir daí, foi marcar roda e seguir até ao final para nos sagrarmos vencedores.”

Francisco Pires acrescentou que “apesar da queda, conseguimos gerir o esforço e o sofrimento para assegurar a vitória à geral com quase três minutos de vantagem. O melhor prémio desta prova foi poder cortar a meta ao lado do Flávio Cipriano, o qual é meu treinador há mais de um ano e um dos meus exemplos dentro e fora do ciclismo. Estou muito orgulhoso disso.”

O Ibérico Bike Race é uma prova inscrita na Federação Portuguesa de Ciclismo, reforçando a importância deste evento como referência nacional no calendário desportivo da modalidade.

Foto: DR

Assinaturas MDB