Documentário sobre o GD Bragança estreia a 15 de setembro

O percurso do Grupo Desportivo de Bragança (GDB) na época 2024/2025, marcado pela manutenção no Campeonato de Portugal e por um honroso terceiro lugar na sua série, vai ser retratado num documentário realizado por Udo João Gonçalves, jornalista e académico chileno radicado em Bragança.
A obra terá estreia a 15 de setembro, numa sessão reservada a convidados próximos do clube, e estará disponível para o público em projeções gratuitas no Auditório Paulo Quintela, nos dias 16, 22 e 23 de setembro, às 18h00. Posteriormente, será disponibilizada numa plataforma digital, permitindo que todos os adeptos possam assistir ao trabalho.
O projeto nasceu da vivência direta do realizador junto do clube ao longo da temporada.“Enquanto tirava fotos e gravava vídeos para as redes sociais do GDB, percebi haver, no clube e da equipa, uma energia positiva, uma inspiração e uma união que lhes davam a convicção de que cumpririam os objetivos da temporada. Isso fez-me perceber que havia uma história interessante para contar e personagens que poderiam dar conteúdo a essa história”, explica.
A recolha de imagens trouxe também desafios práticos, sobretudo nas deslocações fora de casa.“Por vezes, não foi fácil, seja devido ao clima ou às limitações impostas por alguns clubes quando o Bragança os visitava. Mas no essencial, consegui reunir o material necessário para contar esta história com os seus protagonistas”, afirma o autor.
Mais difícil ainda foi garantir apoios financeiros que permitissem a realização do trabalho com os meios desejados.“O mais complexo, sem dúvida, foi tentar conseguir financiamento. O trabalho cultural nem sempre é bem valorizado e isso implica perder muito tempo e esforço na procura de fundos. Apesar de tudo, consegui levar o projeto por diante e acredito que o resultado é um documentário que retrata com fidelidade as emoções vividas dentro e fora do campo.”
Para Udo Gonçalves, o documentário é também uma forma de aproximar a comunidade ao clube.“O GDB faz parte da história e do futuro da cidade. Embora às vezes seja esquecido, o Grupo Desportivo Bragança somos todos nós. Se este trabalho fizer com que muitos brigantinos se apaixonem novamente pelo clube, já terá cumprido o seu propósito.”
O autor Udo João Gonçalves é jornalista, realizador e académico chileno, descendente de portugueses. Com uma longa carreira no Chile, trabalhou na imprensa, televisão e como professor universitário. Vive em Bragança há quatro anos, para onde se mudou inicialmente para realizar um documentário sobre os portugueses no Chile, mantendo desde então uma forte ligação à vida cultural e desportiva da região.
Foto: Guilherme Moutinho